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O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado e a Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL) realizam, nos dias 1 e 2 de dezembro, o webinário ‘Gestão de Pessoas, Carreira e Propósito na Administração Pública’. O evento, que é gratuito, será transmitido através do canal da Escola Virtual da PGE/BA no YouTube e terá certificação. As inscrições serão realizadas no site do TCE.

O webinário contará com dois painéis. O primeiro deles ocorrerá no dia 1º, às 14h e terá como palestrantes o Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Sandro Berguer, que falará sobre ‘Competências e desempenho: desafios de formulação e implementação’ e a antropóloga Mônica Simionato, que discorrerá sobre o tema ‘Competências emocionais da liderança’. A medição será feita pela procuradora do Estado da Bahia Alzemeri Martins Ribeiro de Britto.

Sandro Berguer é doutor em Administração – PPGA/UFRGS; Mestre em Administração Pública – PPGA/UFRGS; Bacharel em Administração e Economia; Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado do RS; Atualmente é Diretor-Geral da Escola Superior de Auditoria Pública – ESAP, do CEAPE TCERS.

Mônica Simionato é antropóloga pela Universidade de Torino, na Itália, mestre em Jornalismo (França), e doutoranda no Canadá. Professora universitária, lecionou na Itália, Suécia, EUA, França e Canadá. Consultora internacional para grandes empresas; atua também no ambiente jurídico implantando programas de liderança e de negociação com foco na Inteligência emocional (PGE RJ, BA, ES; GCU de Brasília entre outros).

Alzemeri Martins é procuradora do Estado da Bahia, especialista em Direito Administrativo, mestre em Direito Público, doutoranda em Educação, diretora da ABRH/BA para o setor Público, Coach Profissional.

Painel 2

O segundo painel do evento acontece no dia 2 de dezembro, às 10h, e terá como palestrantes a socióloga Maria Tereza Ramos, que ministrará palestra sobre ‘Desenvolvimento de pessoas e a produção de sentido no serviço público’, e o Sócio/Diretor da Opus Human, Wladimir Martins, que abordará o tema ‘Gestão por competências’. A mediação do painel ficará a cargo da especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado da Bahia Vaneska Schmidt.

Maria Tereza Ramos é socióloga e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Atua nos seguintes temas: gestão pública, políticas públicas, elaboração de projetos sociais, metodologia de ensino, formação de facilitadores, desenho instrucional, gestão de pessoas, dentre outros. É também especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da SAEB.

Wladimir Martins é um profissional com mais de 25 anos de carreira, desenvolvida na área de Gestão de Pessoas. Docente de Cursos de Pós Graduação e MasterCoach. Possui certificações internacionais pelo Behavioral Coaching Institute e Global Coaching Community. É pós-graduado em Dinâmica de Grupos pela SBDG e Psicologia Positiva pelo IBC. É sócio/diretor da Opus Human e presidente da ABRH-BA 2019/2021.

Vaneska Schmidt é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado da Bahia. Foi coordenadora executiva de desenvolvimento de servidores na área de licitações e contratos e atualmente é responsável pela implantação do Projeto de Gestão de Pessoas da PGE-BA.

Fonte: Ascom/PGE

Milena Leal

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Redação
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