0
Quem não tem acesso ao sistema prisional, nem imagina que a vida dos encarcerados vai muito além dos banhos de sol. Antes da pandemia, as atividades estavam voltadas para ações que vão desde Jornada da Cidadania e Empregabilidade a cursos profissionalizantes, tudo pensando no processo de ressocialização para diminuir as chances de reincidência de egressos.

Com a chegada da Covid-19, o sistema prisional do Estado de São Paulo teve que se adaptar à nova realidade, sem deixar de lado o objetivo principal da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP): ressocializar. Por isso, obedecendo ao Centro de Contingência do Coronavírus, é que as unidades prisionais começaram a desenvolver atividades que, além de alcançar o seu intuito principal, pudessem contribuir com a saúde mental dos reeducandos, em tempos de ociosidade.

Foi assim que a diretoria do Centro de Trabalho e Educação (DCTE) da Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro, de Sorocaba I, promoveu de março a outubro, vários eventos esportivos e artísticos, nos regimes semiaberto e fechado.

Para Flávio Martins, diretor do DCTE, o objetivo principal é promover a ressocialização por meio da interação entre os reeducandos, situação motivada nos jogos, por serem interativos.

Um dos ganhadores da competição, na modalidade xadrez, encarcerado há cinco anos, conta que aprendeu o jogo quando entrou no sistema prisional e assim desenvolveu equilíbrio e paciência. Ele lembra que, quando estava em liberdade, sempre jogava futebol.

A competição teve festival de teatro, futebol, xadrez, dama, dominó, boliche, tai chi chuan, aikido, malha, levantamento de peso, queda de braço, corrida e artesanato.

Ricardo Macario

Link

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Prêmio São Paulo de Literatura alcança 200 inscrições nas duas categorias

Artigo anterior

Secretaria de Estado da Habitação entrega 66 casas em Santa Branca

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em SP