Conecte-se conosco

BA

Osba encerra Temporada 2020 em sarau virtual com participação do público recitando poesias

Publicado

em

Osba encerra Temporada 2020 em sarau virtual com participação do público recitando poesias

Foto: Aline Valadares/Osba

A Orquestra Sinfônica da Bahia realiza em março o “Sarau Virtual da OSBA: #Capinam80Anos”, que marca o encerramento da Temporada 2020, após um ano realizando uma programação diversa e completamente digital. O sarau, que homenageia o músico e poeta baiano Capinam, que completou 80 anos no mês de fevereiro, tem como objetivo levar ao público manifestações de música e poesia neste momento tão difícil da pandemia. O vídeo poético-musical terá a mediação do maestro Carlos Prazeres e contará com vídeos dos músicos da orquestra e participação do público, que será convidado a enviar vídeos recitando poesias entre os dias 10 e 16 de março através das redes sociais. O Sarau Virtual vai ao ar no dia 28 de março, às 17h, no canal de YouTube da Sinfônica da Bahia. (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia).

SARAU COM PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO: O delicado contexto atual da pandemia da Covid-19, em que o Brasil tem recordes de morte pela doença, colapso na saúde pública e outras tantas crises que se sobrepõem, atinge cada indivíduo de uma maneira diferente. São muitos os sentimentos vivenciados: melancolia, confusão, raiva, desconforto, nostalgia, otimismo, saudade, ternura, altruísmo, incerteza e muitos outros. O “Sarau Virtual da OSBA” se propõe a acolher todos esses sentimentos como uma forma de catarse virtual e coletiva e por isso convoca seu público a participar desta manifestação poético-musical. Entre os dias 10 e 16 de março, através de uma convocatória nas redes sociais da OSBA, o público poderá mandar vídeos recitando poesias que expressem seus sentimentos neste momento. Os vídeos serão enviados ao Whatsapp da OSBA e o conteúdo passará por uma curadoria artística e pode entrar ou não no vídeo final do sarau.

HOMENAGEM À CAPINAM: Em sua trajetória, a Orquestra Sinfônica da Bahia tem buscado cada vez mais se conectar com as manifestações culturais do seu tempo e espaço, seja com o concerto carnavalesco “Baile Concerto”, seja fazendo um documentário poético-musical que una música sinfônica com a poesia baiana. No mês de fevereiro, o poeta e músico baiano Capinam, um dos nomes emblemáticos do movimento tropicalista e compositor de músicas como “Soy loco por ti américa” (com Gilberto Gil) e “Ponteio” (com Edu Lobo), completou 80 anos. Para celebrar seu legado artístico, é com o mote do poeta e compositor “No coração do poeta cabe uma multidão” que o Sarau da OSBA vai realizar esta homenagem a Capinam, com muito do seu trabalho rememorado nesta produção em vídeo.

Cameratas da OSBA: As Cameratas da OSBA, projeto de extensão da Sinfônica da Bahia formada pelos grupos Opus Lumen, Quadro Solar, Quarteto Novo e Bahia Cordas, segue com a sua programação especial de quarentena de levar música de forma virtual para o público da orquestra, do Teatro Castro Alves, de instituições e centros culturais de Salvador através de vídeos publicados nas redes sociais. Neste mês, o projeto “Café com as Cameratas #Drops” traz dois vídeos musicais. Entre os dias 10 e 13 de março, será exibido o vídeo da Quadro Solar interpretando “Rainha da Noite”, da Ópera “A Flauta Mágica”, do compositor austríaco Mozart (1756-1791). Já entre os dias 17 e 20/03, vai ao ar o vídeo da Bahia Cordas interpretando o emblemático tango argentino “Por una cabeza”, de Carlos Gardel. Os vídeos serão exibidos nos perfis de Instagram da Orquestra Sinfônica da Bahia (@orquestrasinfonicadabahia), Teatro Castro Alves ( @teatrocastroalvesoficial), Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia ) e da Associação Atlética da Bahia ( @aatleticadabahia).

Pamela Simplício

Link

Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA