0

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O Museu de Arte da Bahia (MAB) está a partir de agora no Google Arts & Culture, plataforma do Google que ajuda a divulgar o trabalho dos mais importantes museus e manifestações culturais do mundo. O MAB é o primeiro museu no Estado a ter seu acervo virtual na plataforma.

Esse é um trabalho desenvolvido em conjunto com as equipes de Pesquisa, Museologia e Comunicação do Museu, com a direção da museóloga Ana Liberato. Segundo ela, a partir de agora, o público de todo mundo poderá acessar o MAB de forma virtual e conhecer algumas das 15 mil obras que fazem parte do acervo do museu, que é vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e Secretaria da Cultura do Estado (Secult).

Serão apresentadas inicialmente três exposições. Uma delas é a ‘Coleção Lopes Rodrigues’, com destaque para as obras destes renomados pintores do século XIX: o pai, João Francisco Lopes Rodrigues e seu filho, Manoel Lopes Rodrigues, que tanto contribuíram para o enriquecimento das artes na Bahia. Fazem parte da mostra obras de grande importância, como ‘A República’, ‘Dois Véus’ e ‘Orquestra Ambulante’, além de naturezas mortas e paisagens.

A outra exposição, ‘O Negro e as Artes Plásticas no MAB’, uma reverência ao Novembro Negro, apresenta ao público obras de Carybé, Emanoel Araújo, entre outros.

‘Vistas e Igrejas de Salvador’, a terceira mostra da plataforma, contempla as obras de artistas como Presciliano Silva, Alberto Valença, João Alves, Mendonça Filho, retratando paisagens, igrejas e marinhas, e representam marcas do passado, guardadas hoje neste museu e que evocam a lembrança de alguns aspectos da antiga Cidade do Salvador.

Fonte: Ascom/MAB

Luana Marinho

Link

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Colóquio Virtual marca passagem do Dia da Consciência Negra na PGE

Artigo anterior

Apostas nas lotéricas podem ser pagas com Pix

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em BA