Conecte-se conosco

BA

Integração do RH Bahia com sistema de planejamento traz novas rotinas para equipes de RH

Publicado

em

Logo

Foto: Divulgação/Saeb

A partir de agora, novos procedimentos serão incorporados às rotinas de lançamento na folha de pagamento do Estado em decorrência do processo de integração do sistema de gestão de pessoas do Estado, o RH Bahia, com o Sistema Corporativo Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia (FIPLAN). As novidades foram apresentadas na tarde de segunda-feira (21), durante mais um evento virtual do Direto ao Ponto, projeto de capacitação do RH Bahia voltado para profissionais de Recursos Humanos do Estado.

Durante o evento, os técnicos da Diretoria de Recursos Humanos da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), Tetsuya Kamei e Larissa Ramos fizeram uma apresentação comentada da Instrução Conjunta SAEB/SEPLAN/SEFAZ N°001/2021. Publicado no último dia 3 de junho, o documento estabelece novas responsabilidades dos órgãos e fluxos de procedimentos quanto aos lançamentos na folha de pagamento, como consequência da integração com o Fiplan.

A principal novidade é que, durante o lançamento das rubricas na folha de pagamento, uma funcionalidade disponível no RH Bahia, o cockpit de vantagens, irá verificar automaticamente se há inconsistências relativas a itens como dotação orçamentária, categoria e natureza da despesa. Em caso positivo, o próprio sistema emitirá mensagens de alerta, por meio de pop up, e as equipes deverão seguir as orientações presentes no anexo da Instrução Conjunta para solucionar o problema.

“É muito importante que as equipes atuem com agilidade na resolução das inconsistências apontadas pelo cockpit de vantagens, para evitar impactos na geração da folha de pagamento”, alertou o técnico Tetsuya Kamei. O técnico lembrou também, entre outras coisas, que novas dotações orçamentárias só poderão der cadastradas no RH Bahia se elas já existirem no Fiplan. “Por isso, é fundamental a comunicação das equipes de RH com as áreas orçamentárias de suas unidades”, ressaltou Kamei.

Além de receber orientações deste tipo, os 130 profissionais de RH que participaram do evento acompanharam na prática demonstrações de lançamentos no cockpit de vantagens realizadas pelo técnico Alex Pessoa. No final, todos puderam tirar dúvidas e fazer questionamentos sobre o procedimento.

Iniciativa da Coordenação de Formação e Gestão de Usuários do RH Bahia, o projeto Direto ao Ponto promove lives com foco tanto nos aspectos operacionais do RH Bahia quanto nos processos administrativos e dispositivos legais que geram impacto nas rotinas das equipes de Recursos Humanos do Estado.

Fonte: Ascom/Saeb

Luana Marinho

Link

Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Light Dark Dark Light