0

Foto: Camila Souza/GOVBA

A campanha ‘Presenteie com vida, doe sangue’ da Hemoba, que terá 10 dias de mobilização para atender as demandas transfusionais de fim de ano, leva a unidade móvel para a avenida San Martin nesta terça-feira (22). O Hemóvel ficará estacionado na entrada do supermercado G Barbosa, das 8h às 17h, nos dias 22 e 23 e no dia 24, das 8h às 14h, em função da celebração natalina.

Na última semana, os estoques da Hemoba apresentaram queda expressiva para todos os grupos sanguíneos. Segundo o diretor da Hemoba, Fernando Araújo, apesar do esforço dos doadores fidelizados em manter a frequência das doações durante a pandemia, não foi um ano fácil. “O fim do ano também é um período difícil, devido aos feriados prolongados, aumento da demanda transfusional por situações de urgência e emergência e agravamentos pela Covid-19”, relata.

Na coleta itinerante, os atendimentos estão sendo realizados de forma espontânea, sem necessidade de agendamento, mas cumprindo os protocolos sanitários de distanciamento social e atendimento por ordem de chegada para a segurança dos candidatos à doação e da equipe técnica. É permitida apenas a entrada de dois doadores por vez nos ônibus, os espaços comuns estão sendo higienizados constantemente e é obrigatório o uso de máscara de proteção.

Parada fixa

Durante a campanha, a coleta itinerante também vai ocorrer no Salvador Norte Shopping e no Salvador Shopping, com atendimento de segunda a sábado, das 11h às 19h. No dia 24 e no dia 31, as unidades funcionarão em esquema especial, das 9h às 14h, e fecharão nos dias 25 e 1º.

Árvore da vida

No hemocentro coordenador, na Vasco da Gama, em Salvador, foi instalada uma árvore de natal interativa, onde os doadores poderão pendurar sua gotinha de solidariedade e assinar o próprio nome no enfeite decorativo. A árvore foi instalada nesta segunda-feira (21) e inaugurada pelo Papai Noel, que doou sangue e deu início à brincadeira.

Os atendimentos na sede da instituição seguirão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados das 7h30 às 12h30. Na unidade do Hospital do Subúrbio, o funcionamento também será nos horários habituais de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. Somente nos dias 24 e 31, o atendimento acontecerá das 7h30 às 12h30.

No Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce, no Largo de Roma, o funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Nos dias 24 e 31 a unidade de coleta estará fechada.

No interior

Todas as 21 unidades funcionarão nos horários habituais, disponíveis no site da Hemoba, e abrirão nos dias 24 e 31 de dezembro normalmente. Com exceção das unidades de Itaberaba e Seabra, que fecharão nas datas festivas.

Sobre a doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Fonte: Ascom/Hemoba

Luana Marinho

Link

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

CNC: Intenção de Consumo das Famílias melhora em dezembro

Artigo anterior

Rede SAC altera funcionamento de postos no período de fim de ano

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em BA