BA
Hemoba retoma coleta itinerante nos supermercados com doação de sangue na região do Iguatemi

Para facilitar a doação dos voluntários durante o lockdown, a Fundação Hemoba retomou a coleta itinerante nos supermercados e a primeira parada será no Big Bom Preço do Iguatemi, Avenida ACM, com coleta desta quinta-feira (4) até sábado (6), das 8h às 17h. A ação também visa contemplar pessoas que vivem ou trabalham na região e voluntários da unidade do Salvador Shopping, que estará fechado no final de semana em função do decreto.
Durante os três dias, serão realizadas coletas de sangue para doação e cadastro de doadores no banco nacional de medula óssea. No ônibus, os atendimentos acontecem de forma espontânea, por ordem de chegada, cumprindo os protocolos sanitários para segurança dos voluntários e da equipe técnica e é permitida apenas a entrada de dois doadores por vez.
Coleta nos shoppings
Os atendimentos nas unidades do Salvador Norte Shopping e do Salvador Shopping seguem suspensos esta semana, cumprindo a prorrogação do decreto estadual de fechamento dos centros comerciais, pelo avanço da pandemia. Na unidade da Vasco da Gama, o atendimento acontece das 7h30 às 16h esta semana e no sábado (6), das 7h30 às 12h30.
Sobre a doação
Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Durante a pandemia, a recomendação é de que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa.
Serviço:
O quê: Coleta itinerante no Big Bom Preço.
Onde: Big Bom Preço do Iguatemi, na av. Antônio Carlos Magalhães, 3650 – Pituba, Salvador.
Quando: De 04/03 a 06/03, das 8h às 17h.
Fonte: Ascom/ Hemoba
Pamela Simplício
Link
BA
Abertas inscrições para 699 vagas de cursos on-line de Formação Inicial e Continuada

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do programa Qualifica Mais – Emprega Mais, abriu as inscrições para 699 vagas de cursos on-line de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Eixo Informação e Comunicação, em Salvador. Os cursos ofertados são Programador de Sistemas, Programador Web e Programador de Dispositivos Móveis. As inscrições seguem até o dia 25 de abril, neste link. A iniciativa visa à empregabilidade dos jovens no mundo do trabalho. Os interessados às vagas devem residir em Salvador ou na região metropolitana e ter o Ensino Médio completo.
Para efetuar a inscrição, os candidatos devem responder a um questionário disponibilizado no link acima, composto por 23 questões. A seleção e a matrícula dos estudantes contemplados serão realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O início das aulas dos cursos está previsto para o dia 24 de maio.
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, falou da importância da iniciativa. “Os cursos do Qualifica Mais – Emprega Mais estão sendo ofertados pela parceria da Secretaria da Educação com o MEC, visando qualificar jovens e trabalhadores na área de Tecnologia da Informação. Os cursos serão totalmente gratuitos, devido a expressiva demanda por estes profissionais, a ser preenchida no mundo do trabalho na área de Tecnologia. Esta é uma das ações de fortalecimento da política de Educação Profissional no Estado e de inclusão socioeducacional”, destacou.
As unidades de ensino ofertantes dos cursos on-line são: Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Formação e Eventos Isaías Alves, com 160 vagas para Programador de Sistemas e 160 vagas para Programador Web; CEEP Empreende Bahia, com 122 vagas para Programador de Sistemas e 123 vagas para Programador Web; CEEP Newton Sucupira, com 40 vagas para Programador de Sistemas e 40 vagas para Programador Web; e Colégio Estadual Góes Calmon, com 54 vagas para Programador de Dispositivos Móveis.
Sobre o programa
O Qualifica Mais – Emprega Mais visa conectar os estudantes às vagas de emprego nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), por meio da oferta de qualificação profissional de qualidade e da disponibilização de conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado
Luana Marinho
Link
BA
Governadores do Nordeste divulgam compromissos em defesa do meio ambiente

O governador Rui Costa e os demais governadores do Nordeste divulgaram uma carta, nesta segunda-feira (19), em que defendem “a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental baseado na descarbonização da economia, conservação dos recursos e ambientes naturais e na adaptação às mudanças do clima”. O documento será entregue à Cúpula de Líderes sobre o Clima, no próximo dia 21.
Em nome do Consórcio Nordeste, os governadores lembram também que “o Brasil é signatário de acordos e convenções internacionais ligadas à biodiversidade e ao clima” e se comprometem a “adotar estratégias integradas e, por meio de soluções conjuntas, buscar alternativas de financiamento e parcerias”.
A carta lista ainda 11 compromissos da região Nordeste com a questão climática e a proteção do meio ambiente, a exemplo da manutenção da cobertura vegetal atual da Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado baiano e Amazônia maranhense e da ampliação do uso de energias renováveis, com foco nas matrizes eólica e solar.
Por fim, os governadores afirmam que estão em andamento as discussões para a criação do Fundo Ambiental do Nordeste e a viabilização do programa Plantando Resiliência Climática em Comunidades do Semiárido Nordestino e de estratégias de Monetização de Ativos Ambientais.
Além de Rui Costa e do presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, assinam a carta os governadores Renan Filho (Alagoas), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Camilo Santana (Ceará), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Flávio Dino (Maranhão) e Belivaldo Chagas (Sergipe).
Luana Marinho
Link
BA
Pesquisadores estudam aspectos da Covid-19 no Oeste da Bahia

-
Esportes3 dias atrás
F1: Na Itália, Hamilton e Verstappen encaram clima frio e início de temporada disputado
-
Notícias3 dias atrás
Dia Mundial da Voz
-
Política3 dias atrás
Governo abre crédito de R$ 2,6 bi para custear UTIs nos estados
-
Saúde2 dias atrás
Bahia prorroga toque de recolher e restrição a atividade não essencial