Conecte-se conosco

BA

Hemoba funciona em horário especial no final de semana após medidas restritivas

Publicado

em

Hemoba funciona em horário especial no final de semana após medidas restritivas

Hemoba realiza coleta externa para reforçar estoque de sangue.
Foto: Camila Souza/GOVBA

Com a restrição das atividades não essenciais em Salvador e em mais 416 municípios da Bahia a partir desta sexta-feira (26), conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), a Fundação Hemoba passa funcionar em horários especiais neste final de semana em Salvador e em Itapetinga.  

Nesta sexta-feira (26), as unidades de coleta do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping funcionarão das 11h às 16h; a unidade do Hospital do Subúrbio, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h; a unidade do Hospital Irmã Dulce (OSID), das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h; e a sede da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, das 7h30 às 16h.  

No sábado (27), as unidades do Salvador Shopping e do Salvador Norte Shopping estarão fechadas e na sede, na Vasco da Gama, e no Hospital do Subúrbio, o funcionamento será das 07h30 às 12h30. Quem realizar a doação com hora marcada, pode solicitar um comprovante de que está indo doar para poder apresentar, caso necessite. Todos os doadores receberão um documento de comprovação após a doação.  

Sabadão Solidário em Itapetinga

 A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Itapetinga realizará um Sabadão Solidário como medida para mitigar a baixa nos estoques de sangue. O evento vai acontecer este sábado (27), das 8h às 12h, no bairro Jardim Morumbi.  

Os atendimentos podem ser agendados previamente através do telefone (77) 3261-7697, mas também serão realizados por ordem de chegada, de acordo com a demanda de voluntários.   

No momento a Fundação Hemoba precisa da colaboração de todos para melhorar os níveis dos estoques de sangue. Em fevereiro, a queda chegou a quase 60% em relação a janeiro de 2021. No fluxo oposto, a demanda transfusional cresceu nos últimos meses para urgências e emergências, situações de agravamento pela Covid-19 e para cirurgias eletivas, que voltaram a ser atendidas. 

Sobre a doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. 

Durante a pandemia, a recomendação é de que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa.

O decreto pretende contribuir para a redução das taxas de ocupação dos leitos para pacientes com Covid-19 na Bahia, que no momento está acima de 85%. Há uma semana o estado apresenta o maior nível de ocupação de leitos desde o começo da pandemia. 

Fonte: Ascom/ Hemoba

Pamela Simplício

Link

Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA