0

As lendas indicam que o Dia das Bruxas, ou Halloween, festividade comemorada em 31 de outubro, começou no século XVIII, como uma tradicional festa norte-americana. É comum, nessa data, ver crianças e adultos se fantasiarem de monstros e criaturas macabras e saírem à procura de gostosuras ou travessuras.

Atualmente, cada um tem sua forma de celebrar. Confira, a seguir, algumas das atividades elaboradas por escolas da rede estadual. Na Escola Estadual Brasilio Machado, no bairro Vila Madalena, na capital, o Halloween é uma data muito esperada pelos alunos dos anos iniciais. A celebração neste ano será virtual, mas ainda uma oportunidade de entretenimento e integração.

Para engajar os estudantes os professores fizeram montagens em que se transformaram em monstrinhos e até mesmo doces e agitaram a festa. Nesta quarta-feira (28), serão realizados gincanas e desfile com os estudantes caracterizados com fantasias e maquiagens e até mesmos os animas de estimação estão convidados a participar.

Já no Carrão, na zona leste da capital, a Escola Estadual Professor Alvino Bittencourt, que retomou parte das atividades presencias, vai organizar uma festa híbrida, unindo alunos do ensino mediado por tecnologia e presencial. Para os que estão na escola, as professoras de língua inglesa preparam uma sala temática.

Além da celebração os alunos também terão atividades focadas em vivenciar e conhecer por meio de atividades lúdicas e pesquisas a origem dessa festa tradicional nos Estados Unidos. No final será produzido um vídeo comemorativo com os alunos presenciais e remotos.

Folclore

Já na Escola Estadual Professora Blanca Zwicker Simões, no Jardim Anália Franco, na capital, a proposta da atividade é diferente. Lá os alunos dos anos iniciais comemoram o Dia do Saci, também celebrado em 31 de outubro. Serão contadas lendas sobre o personagem do folclore brasileiro e confeccionados sacis com objetos recicláveis e dobraduras.

Em Mogi das Cruzes, a Escola Estadual Professora Irene Caporali de Souza, realizará um concurso de fantasias. Os alunos e professores participantes tiveram até esta terça-feira (27) para enviar as fotos. Os melhores colocados serão selecionados durante a festa de Halloween da escola, que será totalmente online e ao vivo, nesta quinta-feira (29), às 10h, no Google Meet.

Desfile virtual de fantasias 

O projeto interdisciplinar da Escola Estadual Condomínio Residencial Village, em Itaquaquecetuba, será encerrado nesta quarta-feira (28), às 18h, quando os alunos farão apresentações de seus trabalhos de pesquisa, vídeos produzidos, participarão de jogos de charadas, entre outras atividades. Os participantes também farão um desfile virtual para eleição das melhores fantasias de Halloween. Os três primeiros colocados serão premiados.

No Centro de Línguas da Escola Estadual José Vieira Macedo, em São José dos Campos, a professora de inglês Vanessa Freitas, preparou uma programação especial, visando trabalhar o aspecto cultural com brincadeiras e desafios. De acordo com a docente, todo ano é realizada uma semana especial.

“Em anos anteriores à pandemia, no final das atividades comemorativas, a gente fazia uma festa. Neste ano, eu criei um Google Forms, com uma gamificação, com um mapa de uma casa mal-assombrada, e os direcionamentos feitos na língua inglesa, para o engajamento dos alunos”, ressalta Vanessa.

A professora comenta que nesta quinta-feira (29) fará uma festa online, cheia de cores, com a participação de uma americana, mostrando como é feita a comemoração por lá. Além disso, terá uma premiação da melhor maquiagem e um quiz.

“Essa festa se tornou muito popular no Brasil e, eu acho conhecer novas culturas é a única forma de exterminar o preconceito. Muita gente tem uma visão errada do Halloween. É uma cultura que foi se transformando, virando uma brincadeira, atrelado ao ensino do idioma”, completa.

Produção de vídeos

Além de pesquisas históricas e culturais, os alunos da Escola Estadual Oswaldo Schiavon, em Bebedouro, estão usando sua criatividade e conhecimento para produção de vídeos e artes visuais sobre o tema, que posteriormente serão disponibilizados nas redes sociais da unidade.

Na Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, os professores estão participando de vídeo montagens com personagens e monstros famosos durante o Halloween, que são divulgados nas redes sociais das escolas. Além disso, os alunos estão recebendo diversas atividades sobre o tema para realizar em casa, como palavras-cruzadas, pesquisas e jogos de memória, entre outras.

Gustavo Aleixo

Link

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Poupatempo oferece agendamento até sexta (30) a interessados em ingressar na rede de SP

Artigo anterior

Pesquisadores de São Paulo integram atividades do Inova Trade Show 2020

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em SP