0

Rural Produtivo

Neste sábado (12), o Rural Produtivo da TVE destaca a 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária que vai até este domingo (13). O programa também conta a história do Quilombo Mutecho e Acutinga que fica na Bacia e Vale do Iguape, em Cachoeira. Outro destaque são as belezas e resistência  do território “Recôncavo Baiano” com seu potencial histórico e econômico, além da receita mais tradicional da Bahia, o Acarajé. Aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo na segunda-feira, às 6h30, e na quinta-feira, às 20h.

A 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é 100% online e gratuita, no www.feiradaagriculturafamiliar.com.br, e traz para o público as “Trilhas pelos Territórios de Identidade da Bahia e as Rotas de Sistemas Produtivos da Agricultura Familiar”, onde o visitante virtual conhece as características de cada um dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, incluindo aspectos geográficos, históricos, tradicionais, turísticos e culturais e da agricultura familiar e o Encontro de trabalhadoras rurais.

Reconhecido em 2017 como comunidade remanescente de quilombo, o “Mutecho e Acutinga” sempre produziu o azeite de dendê. Atualmente, com auxílio da assistência técnica se organizaram para entrar no mercado com certificação. O quilombo que sempre viveu em torno da extração do fruto e da fabricação artesanal do azeite está utilizando o conhecimento passado de geração em geração como um diferencial.O dendê é feito de forma coletiva como os antepassados faziam, mas hoje com a tecnologia e qualidade de produtos reconhecidos nas prateleiras com rótulo, embalagem e  selo de validade.

E ainda tem uma reportagem especial sobre o território do Recôncavo baiano com suas riquezas naturais e ancestrais.O território que traz em seu DNA a resistência contra o sistema escravagista que estruturou a formação do Brasil. A importância dos quilombos e do povo descente de África fica evidente na construção da identidade local com costumes, modo de vida que influenciaram não só o estado baiano, mas o país. A ação de políticas públicas de agricultura familiar e sustentável compreendeu esta característica e desenvolveu programas e projetos que hoje se destacam na produção agroecológica e de extrativismo sustentável.
Uma receita especial da chef Lili Almeida: acarajé com dendê de pilão do Quilombo Kaonge, localizado em Cachoeira, no Recôncavo baiano.

Fonte: Ascom/ Irdeb

Pamela Simplício

Link

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Cruzeiro vence Vitória em Salvador e respira na Série B

Artigo anterior

Brasil vai em busca da final do Mundial de Futebol de Areia Raiz

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em BA