Conecte-se conosco

BA

Evento gratuito discute o cenário pós-pandemia na Bahia e no Brasil

Publicado

em

Evento gratuito discute o cenário pós-pandemia na Bahia e no Brasil

Na sua 16ª edição, o Encontro de Economia Baiana discutirá a temática Bahia e Brasil Pós-Pandemia: Desafios e Novas Tendências. Trata-se de uma iniciativa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia, do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A. (Desenbahia), com o apoio do Conselho Regional de Economia – Seccional Bahia (Corecon-BA). 

Devido a uma pandemia devastadora em 2020, a humanidade mergulhou em um processo inédito, que culminou em uma profunda crise, com graves consequências econômicas, sociais e sanitárias para a população mundial, com desdobramentos nacionais e regionais. Predominam nesse cenário desolador os milhares de mortes provocadas pelo coronavírus e os milhões de contaminados, de desempregados e de famintos.

Os debates a serem promovidos nesse encontro estarão centrados nas políticas públicas, econômicas e sociais – além das necessárias mudanças no âmbito do poder político propriamente dito – que podem ser adotadas para assegurar o desenvolvimento econômico que leve à superação do quadro regressivo e que apontem para uma evolução dos padrões de vida dos seres humanos, concomitantemente com a redução da concentração da riqueza e a melhoria da distribuição da renda.

A palestra central tratará das perspectivas para o capitalismo no cenário pós-pandemia, a ser proferida por Alfredo Saad-Filho, renomado professor de Economia Política e Desenvolvimento Internacional no King’s College London-Inglaterra. No primeiro dia de evento (10), ocorrerá também uma mesa-redonda composta por Pedro Rossi (IE-Unicamp) e Uallace Moreira Lima (PPGE-UFBA) para abordar o tema Desenvolvimento Econômico Brasileiro: Desigualdade, Políticas Sociais e Distribuição de Renda.

O tema Brasil: Políticas de Recuperação Pós-Pandemia abrirá o último dia do evento (11), com um debate entre Luiz Fernando de Paula (IE-UFRJ) e Luiz Filgueiras (PPGE-UFBA). Seguido da mesa-redonda entre José Sérgio Gabrielli (UFBA) e Paulo Guimarães (SDE), com a temática Perspectivas de Desenvolvimento da Bahia. 

O encontro encerrará com uma homenagem a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), que nesse período pandêmico, reforçou o seu papel de subsidiar o Governo do Estado, por elaborar um plano de atuação com iniciativas que trazem elementos para criação de políticas públicas mais qualificadas. Em 2020 a instituição completou 25 anos de existência e 65 de história dedicada ao planejamento no estado da Bahia.

O evento, que tem inscrições gratuitas, acontece nesta quinta-feira (10), e na sexta-feira (11), via streaming, pelo site Youtube. A inscrição pode ser realizada no endereço http://www.eeb.sei.ba.gov.br/

Fonte: Ascom/ Setre

Pamela Simplício

Link

Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA