Conecte-se conosco

BA

Estudantes da rede estadual são premiados na 6ª edição do Prêmio Criativos da Escola

Publicado

em

Estudantes da rede estadual são premiados na 6ª edição do Prêmio Criativos da Escola

Estudantes da rede estadual de ensino de Salvador, Rio do Antônio, Amargosa e Caetité foram premiados na 6ª edição do Criativos da Escola. Esta é uma iniciativa do Instituto Alana juntamente com o movimento global Design for Change, para reconhecer projetos desenvolvidos por crianças e jovens que impactam positivamente nas suas escolas ou nas comunidades onde vivem.

Foram selecionados 50 grupos de todo o país. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a conquista dos estudantes. “É uma alegria muito grande ver o protagonismo dos nossos estudantes, esta capacidade criativa e, mais ainda, perceber o desenvolvimento socioemocional de cada um que se importou com o outro, exercitou a solidariedade e a cidadania, por meio do engajamento em projetos como estes”, afirmou.

Nesta edição adaptada à pandemia do novo Coronavírus, o Criativos da Escola lançou uma Jornada Criativa para acompanhar e auxiliar crianças e adolescentes a desenvolverem projetos de transformação, que consistem em planos de ação. Com o plano de ação “Mentes Brilhantes”, o grupo de estudantes do Colégio Estadual Bolivar Santana, localizado em Salvador, foi vencedor na categoria “Educação”. O projeto visa realizar a inclusão da escola com a comunidade, permitindo a mobilização social e comunitária para o desenvolvimento de jovens talentos. 

Para o estudante Davi Souza, 16, 2º ano do Ensino Médio, o prêmio é uma conquista de toda a comunidade. “A importância do prêmio está ligada às nossas origens na escola pública e nas comunidades periféricas de onde cada um de nós viemos. Estamos oportunizando aos nossos colegas e jovens das comunidades perto da escola, uma possibilidade de futuro longe dos perigos que a vida no crime oferece, pois a educação e a esperança nos salvaram”, revelou. 

Rio do Antônio

Os estudantes do Colégio Estadual do Rio do Antônio, localizado no município de Rio do Antônio, foram premiados na categoria “Igualdade”, com o plano de ação intitulado “Chama Preta”. O estudante Aron Leal, 15, 2º ano do Ensino Médio, que integra o grupo, falou sobre o objetivo do plano de ação. “Ele visa a valorização de seres humanos negros, dando voz a partir das nossas ações em uma página do Instagram (@chama_preta). O prêmio nos auxiliará a desenvolver o projeto na nossa comunidade”, disse. Os outros dois planos de ação vencedores foram: “Explosão do Amanhã”, selecionado na categoria “Qualidade de Vida” e desenvolvido pelos estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Sertão Produtivo, localizado em Caetité; e o “Paper Clean”, também da mesma categoria, elaborado pelos estudantes do Colégio Estadual Pedro Calmon, localizado em Amargosa.

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado

Pamela Simplício

Link

Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA