0

O Rio de Janeiro segue, desde a madrugada deste sábado, em estágio de mobilização, devido à redução dos acumulados de chuvas na cidade, conforme informou o Centro de Operações da Prefeitura. A previsão até o fim desta noite, de acordo com o Alerta Rio, é de chuva fraca a moderada. Mas, durante a tarde, entre 13h30 e 13h45, pluviômetros da cidade registraram chuva muito forte em Anchieta, e forte em Madureira.

Desde sexta-feira, equipes da Comlurb estão atuando em diversos pontos da cidade na desobstrução de ralos, bolsões d’água e quedas de árvores em decorrência da chuva. A companhia registrou até a noite deste sábado (06/02), 53 ocorrências relacionadas a bolsões d`água, sendo 48 finalizadas e cinco em andamento.  Os garis atuaram também em 22 registros de quedas de árvores ou grandes galhos, três ainda não foram concluídos.

A Comlurb empenhada  na desobstrução de ralos – Divulgação/Prefeitura do Rio

Vias desobstruídas

A Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) informou que tem trabalhado para amenizar os problemas causados pelos fortes temporais típicos da estação, a fim de evitar e mitigar os alagamentos. Tanto que os serviços de manutenção do sistema de drenagem, desobstrução das galerias, ralos e bueiros estão sendo realizados sistematicamente e vão perdurar até o fim do período das chuvas.

As ocorrências deste sábado já somam quase 50 vias resolvidas e nove em andamento para serem finalizadas. As equipes atuaram em todo município com conjugados (caminhões vac-all) para eliminar os acúmulos de água nas vias. Além do trabalho preventivo, só no mês de janeiro, foram quase 6 mil ralos e bueiros limpos e mais de 18 mil metros de galerias pluviais desobstruídas.

Avenida Niemeyer fechada

Já a CET-Rio atuou com 55 operadores e 15 reboques no monitoramento dos impactos causados pela chuva. Foi feito o fechamento temporário da Rua Alexandre Calaza, em Vila Isabel, que foi reaberta após o escoamento da água. Neste momento, a Avenida Niemeyer permanece bloqueada pela Guarda Municipal com acesso permitido apenas a moradores, de acordo com os protocolos estabelecidos para aquela via em cenários de chuva.

Av. Niemeyer permanece bloqueada pela Guarda Municipal com acesso permitido apenas a moradores – Divulgação/Prefeitura do Rio

Próximos dias

Neste domingo (07/02), com o transporte de umidade do mar em direção ao continente, haverá predomínio de céu nublado, mas com diminuição da intensidade de chuva. A previsão é de chuva fraca, em pontos isolados da cidade, a qualquer momento do dia

Na segunda-feira (08/02) e na terça (09/02), uma área de convergência de umidade sobre a Região Sudeste provocará chuva fraca a moderada isolada durante os períodos da tarde e noite.

Já na quarta-feira (10/02), a previsão é de céu nublado ao longo do dia, com ventos fracos a moderados e temperaturas estáveis. Não há previsão de chuva.

Aviso de ressaca

A Marinha do Brasil informa que ondas de até três metros de altura podem atingir a orla da cidade até as 9h deste domingo.

Recomendações da Prefeitura

  • Evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca;
  • Evitar a prática de esportes no mar;
  • Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;
  • Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
  • Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
  • Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
  • Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

marcellenascimento

Link

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Prefeitura do Rio vacina mais de 1.300 idosos, neste sábado, no sistema drive-thru

Artigo anterior

Penitenciária de Tupi Paulista realiza ações em alusão ao dia da Visibilidade Trans

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em RJ