0

Foto: Tatiana Azeviche/Setur

Uma tradição de centenas de anos do calendário de festas da Bahia teve de se adaptar aos tempos de coronavírus. Para evitar aglomerações, o cortejo e a lavagem do adro da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, que seriam nesta quinta-feira (14), em Salvador, foram cancelados. Mas a imagem do santo seguiu em carro de bombeiros da Igreja da Vitória até a Colina Sagrada, onde foi abençoada pelo padre Edson Menezes, ao som do hino oficial.

“Depois de termos passado por algumas ruas do centro de Salvador conduzindo a imagem, estamos aqui para elevar a nossa prece ao Nosso Senhor do Bonfim, pedindo sua proteção contra o coronavírus”, disse o religioso. O desfile e as atividades na igreja foram acompanhados pelos fiéis em transmissão nas plataformas digitais.

O secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, observou que o formato do evento este ano é simbólico do momento que todos vivem e que os cuidados devem ser tomados para a superação da pandemia. “Se conseguirmos a imunização coletiva contra o coronavírus e pudermos no ano que vem ter a festa na perspectiva que conhecemos, será sem dúvida um grande momento para essa tradição”, afirmou.

Segundo o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel César Albuquerque, o trajeto da imagem de Nosso Senhor do Bonfim pelas ruas de Salvador transcorreu de forma pacífica e disciplinada. “Não houve aglomerações em nenhum momento e nenhuma ocorrência policial”.

Vitória

O historiador Rafael Dantas, da Secretaria de Turismo da Bahia, lembrou que esta foi a segunda vez na história do cortejo do Bonfim em que a imagem do santo saiu da Igreja de Nossa Senhora da Vitória. “A primeira foi em 1923, por conta das comemorações do centenário da Independência da Bahia, e a partir da década de 1930 começou a seguir da Conceição da Praia ao Bonfim, em um percurso de 8 quilômetros”.

Pela programação festiva da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, houve missa às 7h20 desta quinta-feira (14) e outra programada para as 17h. A novena, que prossegue até sábado (16), ocorre às 19h. O dia da Festa do Bonfim é o domingo (17), quando serão realizadas missas às 7h30, 9h, 10h, 15h e 17h, com transmissão pelo Youtube e web TV do Bonfim.

Fonte: Ascom/Setur

Luana Marinho

Link

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Secult atinge todos os 27 Territórios de Identidade com o Programa Aldir Blanc Bahia

Artigo anterior

Covid-19: Anvisa cobra Fiocruz e Butantan informações sobre vacinas

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em BA