0

Os aspectos do Cultivo e Manejo da Banana foi o tema apresentado na edição do Diálogos de Ater desta quinta-feira (22). O evento, transmitido ao vivo pelo Canal SDRBahia, no Youtube, integra a série de encontros sobre Sistemas Produtivos da Agricultura Familiar, numa iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex).

O tema foi apresentado pelo engenheiro Agrônomo e Mestre em Ciências Agrárias Jorge Raimundo Silveira, técnico da Bahiater/SDR. Ele destacou que a maior produção de banana na Bahia vem de agricultores e agricultoras familiares, cerca de 37 mil, sendo mais conhecidas as variedades banana prata, da terra e a d’água: “A Bahia é o segundo maior produtor de banana do país, tendo como principais polos produtores os municípios de Bom Jesus da Lapa, Tancredo Neves, Wenceslau Guimarães e Nilo Peçanha. É importante que sejam adotadas as práticas adequadas de manejo, para que se tenha os melhores resultados na produção, dessa fruta que é uma das mais consumidas no país”.

No encontro, mediado por Leonardo Oliveira de Farias, coordenador de Pesquisa e Inovação da Cepex/SDR, foram apresentados aspectos importantes relacionados ao cultivo da bananeira, determinantes para a saúde da planta e do fruto e o aumento da produtividade, como o plantio de variedades com resistência a pragas e doenças, adequada adubação, práticas como a de desfolha, e forma correta de realizar a colheita, além da importância econômica e nutricional, entre outros aspectos. Para saber mais sobre o tema, ou rever esse e outros conteúdos apresentados no Diálogos de Ater, acesse o Canal SDRBahia no Youtube.

Ana Cristina Souza, coordenadora técnica da Bahiater, enfatizou que o Diálogos de Ater está se consolidando com uma importante ferramenta de comunicação entre agricultores e agricultoras, agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), público em geral, ajudando a trazer conhecimentos importantes sobre os diversos cultivos, especialmente nesse período em que as atividades ainda estão semipresenciais: “A gente consegue fazer, a distância, orientações técnicas de práticas como a da cultura da banana, fazendo alertas sobre como identificar pragas e doenças, levando a informação de forma rápida e segura para os agricultores e agricultoras”.

A banana é considerada um importante alimento, com propriedades diversificadas para o organismo. Rica em nutrientes, a banana é indicada na prevenção de doenças cardiovasculares, regulagem do metabolismo e funcionamento do sistema digestivo e rica em Potássio o Magnésio.

Encontros semanais

O Diálogos de Ater é uma série de encontros, que acontecem às quintas-feiras, a partir das 16h, voltados para agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), agricultores e agricultoras familiares, organizações e movimentos sociais, terceiro setor, setores públicos municipais e estaduais, estudantes e todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a realidade rural e a agricultura familiar da Bahia.

Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Milena Leal

Link

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Diário Oficial publica lei regulamenta que poupança social digital

Artigo anterior

Mandiocultura do Recôncavo baiano recebe investimentos do Governo do Estado

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em BA