0

Foto: Saeb

A partir de julho de 2021, os órgãos da administração direta do Estado vão começar a comunicar informações obrigatoriamente ao governo federal por meio do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). O cronograma de implantação e todos os preparativos para garantir que os órgãos possam cumprir suas obrigações com o governo federal foram alguns dos temas em pauta nesta quinta-feira (03) durante a última edição do ano do Direto ao Ponto On-line, evento de capacitação do RH Bahia voltado para os profissionais de Recursos Humanos do Estado. 

O evento virtual foi aberto pelo superintendente de RH do Estado, Adriano Tambone, e pelo diretor de RH da Secretaria de Administração do Estado (Saeb),  Robson Carvalho, que aproveitaram para agradecer às equipes de Recursos Humanos dos órgãos pelo comprometimento ao longo do ano.  

“Estamos encerrando um ano difícil e temos certeza que sem o RH Bahia teria sido ainda mais difícil, dadas as necessidade que tivemos de manter parte de nossas equipes em trabalho remoto”, lembrou Tambone, ao acrescentar também que 2021 será um ano estratégico para o RH Bahia, com iniciativas como a integração do software ao Fiplan, o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado, além da própria implantação do eSocial na administração direta. 

 Módulo no RH Bahia

Líder técnica do eSocial Conexão Bahia –  criado para adequar o governo estadual às mudanças promovidas pela iniciativa federal – Edcássia lembrou às equipes de RH que o eSocial já vem sendo adotado pelas  empresas públicas do Estado, que usam um módulo inserido no RH Bahia para viabilizar a transmissão dos dados ao sistema federal. É este mesmo módulo – em  versão atualizada para atender aos novos requisitos do eSocial simplificado -que será utilizado agora pelos órgãos da administração direta, com uma primeira etapa dos envios em julho voltada para as informações relacionadas à identificação dos órgãos públicos, sua classificação fiscal e estrutura administrativa.

Folha de pagamento

Outro assunto em destaque na live foram as rotinas de fechamento da folha de pagamento. Os técnicos Larissa Ramos e Alex Pessoa,  da Diretoria de Recursos Humanos da Saeb, transmitiram às equipes de RH informes rápidos sobre o tema, com destaque para os  cronogramas das folhas de dezembro e janeiro e alertas em relação aos cuidados na conferência dos relatórios de folha. 

O workshop Direto ao Ponto é uma iniciativa do Núcleo de Formação Continuada da Superintendência de Recursos Humanos do Estado em parceria com a Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria da Administração do Estado (Saeb). Com foco  tanto  nos aspectos operacionais do RH Bahia quanto nos  processos administrativos e  dispositivos legais que geram impacto nas rotinas, a capacitação privilegia temas que suscitam maior dificuldade entre os usuários do sistema. Desde o último mês de agosto, o evento passou a ser oferecido em um formato virtual para atender às novas exigências de distanciamento social ocasionadas pela pandemia do coronavírus.

Fonte: Ascom/ Saeb

Pamela Simplício

Link

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Inflação para famílias de renda mais baixa sobe 0,95% em novembro

Artigo anterior

Feira Baiana da Agricultura Familiar reúne artistas baianos em transmissões ao vivo

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em BA