0

Foto: Divulgação

A Unidade de Apoio na Rua (UAR) do programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), está de volta ao Centro de Salvador e passa a funcionar na Ladeira da Fonte das Pedras, próximo à Avenida Djalma Dutra e à Arena Itaipava Fonte Nova. Para marcar o retorno, o programa realizará, na próxima quinta-feira (29), das 10h às 12h, uma atividade com intervenções artístico-culturais e um drive thru para arrecadação de insumos para pessoas em situação de rua.

A arrecadação é parte da campanha ‘Corra para a Prevenção’, estratégia do programa para intensificar o cuidado e a prevenção ao Covid-19 junto às populações vulneráveis de Salvador. Máscaras e itens de higiene como sabonete, absorvente, shampoo, creme dental, escova de dente e álcool em gel são prioridades da arrecadação.

O evento terá ação de grafite, roda de samba, capoeira, apresentações de dança e música, como o pocket show do rapper MC Xarope, com a participação de Madamma, no encerramento. Também está prevista uma aula do curso profissionalizante de ‘Iniciação à Permacultura e Práticas de Jardinagem’. Todos os protocolos de segurança e prevenção ao coronavírus estão incorporados na logística da programação.

Unidades de Apoio na Rua

As Unidades de Apoio na Rua consistem em estruturas móveis (contêineres), com espaço para banho e uso de sanitário, onde também são disponibilizados, para pessoas em situação de rua, água e outros insumos de redução de danos. Nas UARs, a equipe do Corra realiza atendimentos para articular serviços com a Rede de Atenção Socioassistencial, a exemplo da emissão de RG, Carteira de Trabalho, certidão de nascimento, além de encaminhamentos para atendimento médico no SUS.

No Largo dos Mares, a unidade funciona desde 2019, com a promoção de cuidados, atendimentos, encaminhamentos, capacitações e oficinas. A unidade que chega à Ladeira da Fonte das Pedras já passou pelo Pela Porco, pela Praça Marechal Deodoro (Comércio) e pela Praça dos Veteranos (Baixa dos Sapateiros).

Corra pro Abraço

Iniciativa de redução de danos do Governo da Bahia, o Corra pro Abraço é um programa referência em políticas sobre drogas no Brasil. No contexto da pandemia, o programa trabalha no acompanhamento e acolhimento de populações vulneráveis a partir da campanha Corra Para a Prevenção, que conta com o suporte do programa Bahia Estado Voluntário.

Entre março e outubro de 2020, o Corra pro Abraço realizou mais de 15 mil atendimentos, com distribuição de mais de 10 mil Kits de higiene pessoal e mais de 8 mil kits-lanche. O programa atuou ainda na arrecadação e distribuição de cestas básicas, livros e materiais de limpeza para instituições parceiras e famílias de jovens assistidos pelos programas nos bairros periféricos de Salvador.

O público assistido pelo Corra é composto por pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, usuárias de álcool e outras drogas, com foco nas pessoas em situação de rua e juventude. A distribuição de insumos de redução de danos segue ocorrendo, além da intensificação da comunicação com a população em situação de rua por meio de informativos direcionados, que integram as estratégias de RD com as orientações para a prevenção e o combate ao coronavírus.

Fonte: Ascom/Corra pro Abraço

Luana Marinho

Link

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

ABL lança projeto sobre curiosidades da língua portuguesa

Artigo anterior

Decreto prorroga suspensão do recadastramento de aposentados e pensionistas até final de novembro

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em BA