0

Foto: Divulgação/Corra pro Abraço

O programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), encerra as atividades de 2020 com uma programação cultural nas Unidades de Apoio na Rua, no Largo dos Mares e na Ladeira da Fonte das Pedras, nas manhãs desta terça (15) e quarta-feira (16).

Na ocasião, a partir de uma parceria com a cooperativa Camapet e o Ministério Público do Trabalho (MPT), serão distribuídos 20 kits com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para catadores e catadoras de latinhas, visando à segurança do trabalho desses profissionais, sobretudo no contexto da pandemia.

A programação inclui ações de arte-educação, exposição de fotos, apresentações artístico-culturais e a certificação dos cursos de Iniciação à Permacultura e Práticas de Jardinagem, bem como o de Sistemas e Práticas Permaculturais. Os cursos foram realizados em parceria com os Canteiros Coletivos, sob condução da professora e permacultora Débora Didonê. Também serão apresentados os produtos desenvolvidos pelos assistidos (as) do programa ao longo do último período, na relação com os processos educativos.

No Largo dos Mares, o Jornal da Maloca – ciclo diário oficinas lúdicas para discussão e acesso à informação – gerou os Contos da Maloca, material que reuniu as narrativas das pessoas em situação de rua que vivem no território. Já na Ladeira da Fonte das Pedras, a iniciativa foi batizada de ‘Diário de Keké’ e também promoveu a discussão do protagonismo das pessoas em situação de rua na produção de suas próprias narrativas.

A ação com a Camapet e o MPT integra a campanha ‘Ele(a)s cuidam da cidade, é hora da cidade cuidar dele(a)s’, que está com um trabalho de arrecadação aberto para financiar a segurança do trabalho de catadores e catadoras de latinha na cidade de Salvador.

De acordo com o Censo de 2010 (IBGE), a Bahia é o estado com maior número de catadores (34.107), dentre os quais, 84% são pessoas negras. A distribuição dos 20 kits irá contemplar pessoas assistidas pelo Corra pro Abraço, previamente mapeadas nos territórios onde o programa atua.

O Corra pro Abraço é um programa de Redução de Danos, que atua na promoção do cuidado e dos direitos de pessoas em situação de rua, de extrema vulnerabilidade social e de uso abusivo de álcool e outras drogas. No período da pandemia, o programa já realizou mais de 25 mil atendimentos, com distribuição de máscaras, itens de higiene pessoal e alimentação para pessoas que vivem em territórios vulnerabilizados de Salvador.

Fonte: Ascom/SJDHDS

Luana Marinho

Link

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Pia anuncia quatro novidades em convocação da seleção feminina

Artigo anterior

Autorização para vacina poderá ser dada em até 10 dias, diz Anvisa

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em BA