Conecte-se conosco

BA

Cooperativa da agricultura familiar de Ibotirama aumenta faturamento em 40% com produção de mel

Publicado

em

Logo

Foto: Divulgação/SDR

A Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), localizada em Ibotirama, no Território Velho Chico, tem a expectativa de aumentar o faturamento, neste ano, em até 40%. Com o apoio do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, a organização fechou 79 contratos comerciais, somente em Salvador, no primeiro semestre de 2021.

A diretora administrativa e comercial da Coopamesf, Lidiane Oliveira, explica que com a abertura de novos mercados haverá, consequentemente, aumento nas vendas. “De toda a produção da Coopamesf, apenas 10% era comercializado fracionado, aqueles vendidos em bisnagas, que é o que dá uma margem de lucro para a cooperativa. Ano passado comercializamos 18.500 mil quilos, mas este ano, com essa parceria, vamos ultrapassar 27 mil quilos de mel, um aumento inicial de mais de 40% na comercialização”, afirma.

O crescimento comercial da cooperativa é resultado da ação “Comercialização em Pauta”, do Bahia Produtiva, que está empenhada em aumentar as parcerias comerciais e o resultado de vendas, das organizações produtivas da agricultura familiar do estado apoiadas pelo projeto. Para isso, mensalmente, são realizadas duas reuniões virtuais com distribuidores e comerciantes, para que associações e cooperativas apresentem seus produtos e façam negócios.

A Coopamesf foi uma das organizações que participaram da ação e, com parceria firmada com a OWL Representação Comercial, já entregou, em Salvador, mil quilos de mel, distribuídos em empreendimentos comerciais da capital, como a loja Mundo Verde, no Itaigara; Lattuga Restaurante, no Caminho das Árvores; e Sacolão Hortifruti, no Rio Vermelho.

Coopamesf
Foto: Divulgação/SDR

O Mel Velho Chico, marca do produto da cooperativa, é vendido em bisnagas de 250g, 500g e 1 quilo, com Selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar (SIPAF). Um mel de floradas diversas da Caatinga, onde o clima da região favorece um sabor único.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. Por meio do projeto, está sendo investindo R$ 1,7 milhão na construção de um entreposto de mel da Coopamesf, beneficiando cerca de 700 apicultores de todo o território. A previsão é que as obras sejam concluídas em dezembro deste ano.

Fonte: Ascom/SDR/CAR

Luana Marinho

Link

Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA