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Consulta de IPVA está entre as opções mais utilizadas nos canais digitais do Poupatempo

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Consulta de IPVA está entre as opções mais utilizadas nos canais digitais do Poupatempo


Serviço administrado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento registrou mais de 1 milhão de solicitações até julho deste ano



Entre os quase 20 serviços da Secretaria da Fazenda e Planejamento disponíveis no Poupatempo, a consulta de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) lidera o ranking de solicitações. De janeiro a julho deste ano, foram 1,1 milhão de solicitações de serviços pelo aplicativo Poupatempo Digital.

Os atendimentos presenciais para as opções oferecidas pela Fazenda totalizaram 66 mil atendimentos em 2021. Entre os mais utilizados, estão os serviços relacionadas à Nota Fiscal Paulista (17 mil solicitações), multas veiculares (8,8 mil), consulta ao CADIN Estadual – Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais – (6,5 mil) e pedidos de 2ª via do IPVA (4,7 mil).

“Além da Secretaria da Fazenda e Planejamento, reunimos no Poupatempo o atendimento de órgãos como o Detran.SP, Secretaria Estadual da Educação, Desenvolvimento Econômico, Transportes Metropolitanos, Saúde e Comunicação, Instituto de Identificação (IIRGD), Procon, CDHU, Sabesp, Cetesb, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), Procuradoria Geral do Estado (PGE-SP), Receita Federal, e das prefeituras de Aguaí, Jales, Lençóis Paulista e Salto. O cidadão tem a praticidade de conseguir resolver diversas demandas no Poupatempo, seja nos postos ou por meio dos canais digitais”, comenta Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, que é responsável pela administração do Poupatempo -.

Serviços digitais 

Com o início da pandemia, em março do ano passado, a Prodesp acelerou o processo de digitalização dos serviços para melhor atender a população. Hoje, 82% dos atendimentos do Poupatempo são por meio das plataformas digitais. São quase 150 opções no portal – www.poupatempo.sp.gov.br -, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim deste ano, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022.

Atendimento presencial 

Seguindo todos os protocolos, como uso da máscara e distanciamento social, as unidades atendem apenas os serviços que ainda não estão disponíveis no portal e aplicativo do programa (Poupatempo Digital), como a emissão do RG (primeira via e renovação com alteração de dados), transferência interestadual e mudança na característica dos veículos e os municipais, por exemplo.

Bruno

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