Conecte-se conosco

BA

Cameratas da Osba apresentam vídeo especial de Natal e recordam apresentações em hospitais

Publicado

em

Cameratas da Osba apresentam vídeo especial de Natal e recordam apresentações em hospitais

Foto: Amanda Oliveira/Arquivo GOVBA

As Cameratas da Osba, projeto de extensão da Sinfônica da Bahia formado pelos grupos Opus Lumen, Quarteto Novo, Bahia Cordas e Quadro Solar, seguem com a programação digital especial da quarentena em dezembro. Neste mês, o vídeo-relato ‘Cartografia Afetiva’ relembra apresentações das cameratas nos hospitais das Obras Sociais Irmã Dulce (Osba).

Já o vídeo musical ‘Café com as Cameratas #Drops’ é especial de Natal com a Quadro Solar interpretando a clássica música natalina ‘A Christmas Festival’, de Leroy Anderson, convocando nossos afetos para as festividades de fim de ano.

Os vídeos serão exibidos entre os dias 14 e 18 de dezembro nos perfis de Instagram da Osba (@orquestrasinfonicadabahia), do Teatro Castro Alves (@teatrocastroalvesoficial), Obras Sociais Irmã Dulce (@obrasirmadulce) e Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia).

Música e cidadania

As Cameratas da Osba realizam anualmente cerca de 200 apresentações gratuitas em escolas, hospitais, projetos sociais e centros culturais de Salvador e região metropolitana. O público atendido pelo projeto é amplo e grande parte dele se encontra por vezes em situações de vulnerabilidade social e econômica. Essas apresentações musicais acabam por se tornar um instrumento potente no acesso à cultura e promoção da cidadania.

Com a impossibilidade de serem realizadas apresentações devido à pandemia, os vídeos do ‘Cartografia Afetiva’ atuam como importante registro de memória dessas ações sociais por meio da música. Em dezembro, a camerata Opus Lumen e funcionários das Obras Sociais Irmã Dulce relembram apresentações em hospitais da instituições, ressaltando a importância da música e de atividades artísticas para o processo de recuperação dos pacientes atendidos pelas Cameratas.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada com Organização Social (OS) – realiza a gestão da Osba, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

Fonte: Ascom/Osba



Luana Marinho

Link

Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *