Conecte-se conosco

BA

Ato homenageia Mãe Gilda e marca o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Publicado

em

Ato homenageia Mãe Gilda e marca o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, nesta quinta-feira (21), foi marcado por uma manifestação simbólica de pedido de paz no Parque Metropolitano do Abaeté, em Salvador. Já nas primeiras horas do dia, diante do busto de Mãe Gilda de Ogum, foram depositadas flores e milho branco, ato que reuniu representantes de religiões de matriz africana e outros segmentos. O evento reuniu um número limitado de pessoas em virtude da pandemia de Covid-19. 

Mãe Gilda de Ogum faleceu no ano de 2000, após repetidos ataques de outras denominações religiosas, sendo símbolo de resistência e luta pela diversidade, inspirando a criação da data.  

A yalorixá Jaciara Ribeiro, filha biológica de Mãe Gilda e sua sucessora no terreiro Abassá de Ogum, ressaltou que a data remete a um episódio de extremismo religioso, mas também de fortalecimento. “Esta é uma data muito forte e representativa. Hoje, 21 anos após o falecimento de minha mãe, ainda sofremos com a intolerância e a violência. O dia traz pra gente um grande momento de reflexão e estímulo à denúncia. Reivindicamos o direito de professar nossa fé”, conclamou. 

Pamela Simplício

Link

Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA