0

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Turismo e Legado Olímpico, parabeniza os atletas Pedro Gonçalves, o Pepe, e Ana Sátila pelos resultados na Copa do Mundo de Canoagem Slalom conquistados neste fim de semana, em Tacen, na Eslovênia. Os canoístas, que treinam nas Corredeiras Artificiais do Parque Radical de Deodoro, conquistaram três medalhas inéditas: dois Ouros e um Bronze.

– O desempenho dos atletas da Canoagem Slalom nos orgulha muito! A Ana Sátila e o Pepe foram fantásticos e fizeram bonito em categorias que vão trazer muitas glórias para o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio. Tê-los treinando nas corredeiras artificiais do Parque Radical de Deodoro, mostra que estamos no caminho certo, e fazendo com que haja legado dos jogos 2016. É muito gratificante fazer parte dessa história!” – destaca a secretária Especial de Turismo e Legado Olímpico, Camila Sousa.

Camila acrescenta ainda que a Seturleo está tratando com a Confederação de Canoagem uma parceria para o começo de aulas de iniciação à canoagem, totalmente gratuitas para a população, ajudando assim a formar a base para o futuro olímpico do Brasil:

– Em breve teremos cariocas conquistando medalhas nesta modalidade!

Ana Sátila conquistou o Ouro na categoria C1 (canoa individual), após completar a prova em 93.64 segundos. Ela ainda tocou na baliza sete, mas nem isso foi capaz de derrotá-la, já que mesmo com esse toque, ela garantiu uma vantagem de 1.73 segundos para a medalhista de prata, a francesa Lucie Prioux. O ouro inédito foi a quinta medalha de Ana Sátila em Copas do Mundo. A atleta já havia conquistado duas Pratas no K1 e dois Bronzes no C1. Ela também competiu no K1 feminino no último sábado (17) e foi a mais rápida da prova, mas foi penalizada com um acréscimo de 50 segundos por não ter passado pela última baliza, e terminou em 9º lugar. Em julho, quando as Corredeiras Artificiais de Deodoro foram reabertas, ela afirmou à Agência Brasil que:

– A pista de Deodoro é incrível! Até fiz alguns trabalhos em Foz do Iguaçu, onde estou morando, mas não é a mesma coisa. Acredito que foi justamente na parte técnica, dentro da água, que mais perdemos durante a quarentena. Vou ter que me cuidar, até para não voltar tão animada e, de repente, me lesionar.

Já Pedro Gonçalves, o Pepe, volta para o Rio com um Ouro e um Bronze na bagagem. Após fazer a volta mais rápida no K1 (caiaque individual), modalidade na qual ele representará o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, o brasileiro foi penalizado com o acréscimo de 2 segundos por um toque na penúltima baliza. Mesmo com a penalização, Pepe garantiu o Bronze inédito. No Domingo (18), Pepe disputou o K1 Extremo e foi insuperável! Eleito o melhor do mundo da categoria em 2019, Pedro Gonçalves fez valer esse título e conquistou o Ouro, também inédito.

Além de Ana Sátila e Pepe Gonçalves, os atletas Felipe Borges e Mathieu Desnos foram os outros representantes brasileiros no evento. Felipe ficou em 12º lugar na categoria C1 (canoa individual), e Mathieu Desnos foi o 17º colocado no K1.

– A geração de ouro da Canoagem Slalom brasileira é fruto de muito treinamento e dedicação. As corredeiras artificiais de Deodoro, que estão à disposição da Confederação Brasileira de Canoagem, compõe uma das melhores estruturas do mundo, segundo os próprios atletas. É muito gratificante ver o resultado do Legado Olímpico para o esporte brasileiro – comenta Camila Sousa.

Os resultados históricos na Copa do Mundo aumentam as expectativas por medalhas para o Brasil nas Olimpíadas Tokyo 2020, que vão acontecer no ano que vem.

– É muito bom acordar no domingo assim, todos os atletas da Canoagem Slalom estão de parabéns, trabalhamos muito com o Comitê Olímpico do Brasil para garantir a ida deles para a Europa, também para manter os treinamentos no Parque Radical de Deodoro no Rio de Janeiro, são etapas vencidas que somadas garantem esses resultados históricos – fala João Tomasini, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

Ediane de Barros Merola

Link

Redação
Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Covid-19: Brasil tem mais 271 óbitos e 15.383 novos casos em 24h

Artigo anterior

‘Caminhos do Agro SP’ debate a sustentabilidade da atividade leiteira

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em RJ