Take a fresh look at your lifestyle.

Sangues negativos estão com estoque em situação crítica no Hemoba

0 817

A situação de estoque de sangue no Hemoba está crítica neste final de ano, para alguns tipos de sangue. Com isso o sinal de alerta está disparado e o órgão pede para quem puder doar, antes das férias ou festas, que procure com rapidez realizar este ato de solidariedade. Os tipos negativos são os que estão em piores condições.

A coordenadora de comunicação do Hemoba, Caroline Urpia, alerta que os sangues do tipo O,B e A estão com estoque em situação muito crítica. Já o Ab está em situação de alerta, mas os positivos A, B, O e AB estão sob controle.

“Todo o ano temos esta baixa de estoque durante este período entre dezembro a fevereiro. Acreditamos,  que as pessoas em férias saiam em viagem e não comparecem para a doação. È todo um contexto, porque também é um período de férias e os candidatos se retraem, nestas questões da área de saúde.”Constata Caroline.

Ela também alerta, que com o recesso e férias e com festas pode aumentar a ocorrência dos pedidos extras de sangue em hospitais. Mas apela a população para que “Não deixem nunca de realizar a doação, para que os níveis não cheguem a este estado crítico. Mantendo a regularidade em doações nunca vamos baixar o nível.”

A Hemoba informa que todo o sangue doado  é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasmas, etc.), assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Esses componentes são encaminhados aos hospitais públicos do estado da Bahia, a fim de atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas.

Quem pode doar

Na triagem de doadores, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) obedece às normas legais vigentes como a Portaria do Ministério da Saúde n.º 158 de 2016. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer segurança e proteção ao doador e ao receptor.

Requisitos Básicos:

Estar em boas condições de saúde; Pesar acima de 50 kg; Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional:Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados por um responsável legal).

 Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos

Homens: podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações já a Mulheres: podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.

Recomendações para o dia da doação

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas;Não fumar por pelo menos 2 horas.

Impedimentos temporários

Se você estiver gripado, resfriado, com febre, espere 15 dias após o desaparecimento dos sintomas; Estar grávida; Período pós-gravidez (90 dias para parto normal e 180 dias para parto cesariano); Período de amamentação (durante os primeiros 12 meses); Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impede a doação);Ter feito exames/procedimentos endoscópicos nos últimos 6 meses; Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis; aguardar 12 meses.

Impedimentos definitivos

Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatite B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e Sífilis;Uso de drogas ilícitas injetáveis.

Documentos Necessários

Carteira de Identidade ou profissional ou Carteira de trabalho e Previdência Social, ou Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte. As fotocópias dos documentos são aceitas se autenticadas

Fonte: trbn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.