Conecte-se conosco

BA

11ª Feira do Umbu do Território Piemonte Norte do Itapicuru terá sistema de delivery

Publicado

em

11ª Feira do Umbu do Território Piemonte Norte do Itapicuru terá sistema de delivery

Foto: Divulgação

Em sua 11ª edição, a tradicional Feira do Umbu do Território Piemonte Norte do Itapicuru será totalmente on-line. A mudança tem o intuito de evitar aglomerações, neste período em que enfrentamos os riscos de contágio da Covid-19, bem como garantir que os produtos da agricultura familiar do território sejam expostos e comercializados. Com o tema “Umbuzeiro: símbolo de resistência e sabedoria do sertão”, a feira promete manter o objetivo de ser um espaço de comercialização, troca de saberes e sabores e a valorização da cultura popular.

A programação do evento, que acontece nos próximos dias 11 e 12 de março, será marcada por seminários temáticos: desenvolvimento socioeconômico do território; produção, comercialização e segurança alimentar e nutricional em tempos de pandemia; e mulheres rurais no empoderamento socioeconômico. Além disso, a organização do evento colocará um site no ar para exposição dos produtos e disponibilizará um sistema de delivery para garantir as entregas.

“A feira é do umbu, desde a primeira edição, a predominância é o umbu, mas a gente comercializa outros produtos oriundos da agricultura familiar”, explica Damiana Duarte, coordenadora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru (Codeter – TIPNI), destacando que a diversidade de produtos é garantida na feira.

Mais de 30 grupos de agricultores e agricultoras estão envolvidos diretamente no evento. Cinco deles são acompanhados pelo Pró-Semiárido e estão nas comunidades Cazumba 1 e Várzea do Mulato, do município de Senhor do Bonfim; comunidade de Salgado, em Andorinha, e comunidades de Gameleira e Jacuna, no município de Jaguarari.

A Feira do Umbu é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Senhor do Bonfim e conta com diversos parceiros, entre eles, o Governo do Estado, por meio do Pró-Semiárido, projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). Pelo menos 04 edições da feira contaram com a parceria da CAR/ Pró-Semiárido.

Fonte: Ascom/ SDR

Pamela Simplício

Link

Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA